Setor de logística ganha novo desafio com crescimento da indústria de energia solar

A última década foi de crescimento na indústria de energia fotovoltaica. Cada vez mais a demanda por estruturas voltadas à geração própria de energia vem aumentando, tendo em vista diversos fatores, como o custo reduzido e a questão ambiental.  
No exterior, empresas do setor de logística chegam a definir metas quantificáveis de projeção do clima, visando a redução da emissão de carbono na atmosfera. Para o diretor geral da GES Logística no Brasil, Frederico Sanches Resende, isso demonstra que o compromisso do setor com a preservação do meio ambiente vem sendo cada vez mais consolidado.
 
O serviço de logística para a indústria de energia solar
 
O crescimento da indústria de energia solar abriu um novo nicho de trabalho para o segmento de logística. No entanto, segundo Frederico Resende, é preciso que estes prestadores de serviço estejam preparados para atender as necessidades deste setor. “Previsão de logística, planejamento, design de embalagem e a otimização de contêineres são apenas algumas das maneiras como é possível ajudá-los a reduzir seus custos e torna-los mais eficientes”, diz.
Ainda segundo o diretor da GES Logística, com experiência adequada e entendimento dos requisitos da indústria solar é possível implementar as melhores práticas, desde o envio de matéria-prima e componentes, até a entrega módulos solares. “Isso significa ajudá-los a reduzir custos e aproveitar ao máximo as oportunidades, seja qual for o tamanho do negócio.
Frederico Sanchez Resende destaca a participação da GES Logística na construção, em 2016, do parque solar Lapa, localizado em Bom Jesus da Lapa, Bahia. Composto por duas usinas com capacidade total de 158 MW, é considerado o maior parque solar do País. 
“O projeto foi concluído com mais de dois meses de antecedência do prazo estabelecido pelas regras do Leilão de Energia de Reserva. Temos muito orgulho de fazer parte desse projeto, principalmente pelo importante trabalho de logística, que foi determinante para o sucesso deste grande empreendimento”, afirma Frederico Sanches Rezende. 
O diretor da GES Logística ressalta, ainda, ser uma grande satisfação participar de projetos voltados à sustentabilidade “Além de serem uma importante solução para atendimento das demandas por abastecimento energético, a indústria solar representa alternativas do ponto de vista econômico, social e ambiental”, conclui Frederico Sanches Resende.