Pequenas fotógrafas que deram vida à mostra participaram de uma oficina e, agora, têm a oportunidade de ver os trabalhos expostos.

Meninas participam de oficina de fotografia na Maré  — Foto: Divulgação/Projeto Uerê
Meninas participam de oficina de fotografia na Maré — Foto: Divulgação/Projeto Uerê

Os olhares singulares de meninas do Complexo de favelas da Maré, na Zona Norte do Rio, são o tema da exposição fotográfica “Aos olhos dela”, que reúne imagens captadas por 12 moradoras do conjunto de comunidades, com idades entre 9 e 14 anos.

“A ideia era educar o olhar dessas crianças, possibilitando que elas usassem a fotografia como um meio de expressão das suas emoções, dos seus sentimentos. Então, ‘Aos olhos dela,’ é o que uma criança, no caso uma criança da Maré, o que que ela vê, como ela sente o outro”, afirmou Angela Carvalho, designer e fotógrafa idealizadora da oficina de fotografia.

E viver sob o fogo cruzado dos tiroteios entre criminosos, e entre traficantes e policiais, não impediu que as pequenas-grandes fotógrafas passassem a ser protagonistas das próprias histórias.

“O olhar da criança é puro, é genuíno. É o olhar daquilo que elas realmente sentem e vêem. De uma realidade muitas vezes dura, né? Você vê que algumas fotos aqui não são nada fáceis de se ver”, acrescentou Angela.

A iniciativa – realizada em parceria com a ONG Projeto Uerê – resultou na exposição, que através de olhares peculiares explorara a vida no conjunto de favelas.

Meninas que participaram de oficina têm a oportunidade de ver trabalhos expostos — Foto: Ivi Rodrigues Da Silva/Divulgação/Projeto Uerê
Meninas que participaram de oficina têm a oportunidade de ver trabalhos expostos — Foto: Ivi Rodrigues Da Silva/Divulgação/Projeto Uerê

“É uma aula que a gente aprendeu vários tipos de coisas, como a gente tá trazendo hoje, tipo as leis dos terços, enquadramento, tudo. E a gente fez vários passeios pela Maré pra poder, hoje, mostrar aqui pra vocês”, explicou Ivi Rodrigues Da Silva, de 10 anos.

Na exposição, as artistas mostram com sensibilidade e maturidade a beleza do cotidiano na Maré, em objetos ou rostos. A experiência também incluiu a proposta de que elas fotografassem umas às outras.

“Eu tirei essas fotos porque… Pras pessoas que não moram na Maré poderem ajudar as pessoas que estão dentro da Maré, que não têm muito dinheiro”, contou Lara Sousa Pereira, de 10 anos.

Para chegar aos resultados, as meninas tiveram aulas de educação do olhar e de técnicas de fotografia. Também fizeram passeios pela comunidade e visitas a museus, foram a oficinas de construção de personagens, dança, movimento e artes marciais.

A mostra fica aberta à visitação até o dia 20 de setembro no Espaço Cultural Maison, no Consulado da França, no Centro do Rio.

Serviço

Exposição fotográfica “Aos olhos dela”

Local: Espaço cultural A MAISON. Consulado da França no Rio

Av. Presidente Antônio Carlos, 58 / 11° andar – Centro

Visitação: 22 de agosto a 20 de setembro – 2ª a 6ª de 10h às 18hs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui